Conheça 7 dicas de como criar um coelho

Muitas famílias escolhem ter animais comuns em casa com gato, cachorro, peixes ou aves, mas o que poucas famílias pensam é ter animais exóticos como os coelhos. Para quem está pensando em ter um, estas são 7 dicas de como criar um coelho.



1.Conheça as raças de coelhos.

Existem variedades de raças de coelhos e vários tamanhos como toys e gigantes. 

As raças toys (também chamadas anões) são:

  • Lion head
  • Dwarf Hotot
  • Teddy dwerg 
  • netherland dwarf
  • Holland lop
As raças gigantes são:

  • coelho gigante de flandres
  • coelho gigante de bouscat
  • Continental Giant Rabbit
Os Toys crescem 25 cm de altura já os gigantes podem atingir 1 metro de altura. Para saber mais sobre esses da raça gigante você pode encontrar clicando aqui.(não tenho um coelhário só indico as  raças para você já ter uma noção de qual comprar).

2.alimentação 

O mais importante na alimentação do coelho e o feno então compre feno em abundância. 

Verduras você também pode dar todo dia só algumas que não podem ser dadas diariamente por isso recomendo ver o Perito animal lá eles mostram detalhadamente cada verdura que pode ou não ser dada todo dia.

 A ração realiza parte de 15% da alimentação do coelho então coloque aproximada de 20 a 15 g no pote. 

Frutas só podem ser oferecidas uma ou duas vezes por semana.



3.Cercados

Coelhos não vivem em cercados como os outros dizem. Coelhos são animais para viver em cercados ou livres na casa. Se você quiser que seu coelhinho livre na sua casa você deve estar preparado para fios roídos, chinelos comidos, etc, eles são Lagomorfos, mas tem hábitos de roedores.  

Mas se você quiser criar ele em cercado tem que ser de 1 m² ou mais. Ela será a casinha do coelho contendo água, comida, brinquedos e toca.

4. Brincadeiras 

Os coelhinhos são animais muito agitados. Fazer brincadeiras para seu coelho pode fazer ficar entretido por horas. Mas lembrando nunca pegue para brincar de forma que machuque o coelho. Também é importante lembrar que pais de crianças pequenas sempre de olho quando sua criança quando estiver brincando com o coelhinho. 

Além disso, não incomode o animal quando ele estiver comendo, tomando banho e enquanto dorme ou utiliza o banheirinho. Caso ele esteja realizando alguma dessas atividades, deixe-o e depois retorne.

Clique Aqui para você aprender a como fazer brinquedos para o seu coelhinho.



5. De um pequeno passeio com o seu coelho.

Se você decidiu cuidar do coelho no cercado. É legal solta-lo diariamente pela casa. Pois, oferece um momento de exercício e diversão diários para o seu coelhinho. 

Os passeios são ótimos para fortalecer a confiança do sue coelhinho! Porem, é melhor tomar cuidado no momento do passeio. Os coelhos como falei anteriormente gostam muito de roer coisas então esteja sempre de olho nele.

6. Crie um ambiente calmo e tranquilo.

Os coelhinhos  são presas por natureza. Por isso se assustam com movimento, barulho e bruscos.

 Então crie um ambiente calmo tranquilo como não colocar ele no colo quando você o adota, não deixar ele em paz (ficar querendo toda hora a atenção do coelho), etc. Por esse motivo não recomendo crianças menores de 3 anos terem um coelhinho.

7. Idas ao veterinário.    

É muito importante as idas ao veterinário para fazer um exame geral. Para garantir a saúde do coelho e bem-estar. O recomendado é uma consulta por ano.

 Dependendo do lugar o veterinário pode recomendar uma vacina, algumas recomendações de como, por exemplo, a quantidade de ração. Como os dentes do coelho crescem a vida toda então é necessário controlar os dentes da frente e as pontas afiadas dos dentes traseiros (molares e pré-molares).



Agora você aprendeu a como cuidar de um coelho seguindo essas dicas o seu coelho terá uma vida longa e saudável.  

fonte: Petz,ornimundo e perito animal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você não sabia sobre rações.

O Ron é a vasilha

Comprei alface pensando que era Chicória.